A influência de uma boa alimentação para a saúde bucal
Fazer exercícios, cuidar da higienização e visitar profissionais da saúde é fundamental, mas não é suficiente se sua alimentação não for adequada. Além do bom funcionamento do seu metabolismo, uma dieta saudável tem grande influência na manutenção de dentes e gengivas saudáveis!
Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais necessários para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana. A alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor. Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes, as guloseimas são seu maior inimigo.
Quando você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.